quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Estudo nº 3 - no livro de Rick Warrem


2ª Transformação:

Decidindo ser uma pessoa mais alegre



Versículo-chave:

 

“Mas o fruto do Espírito é  amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.” Gálatas 5.22

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se” Fp 4.4

 

Definição:

A felicidade depende dos acontecimentos. Ela é derivada da palavra feliz, que significa sorte ou acaso. “Estou feliz hoje porque tudo deu certo ” A alegria é diferente, é mais profunda. A alegria é um trabalho interno. Não depende das circunstâncias. É escolha sua alegrar-se.

 
Os cristãos podem ser as pessoas  mais positivas do mundo. Por que? Romanos 5 oferece 3 motivos:

 
1º Motivo: Porque  temos esperança em Cristo. Esperança significa confiança no poder de Deus.

 
2º Motivo: Porque Deus tem um propósito em cada situação de minha vida. Alegria é aprender a desfrutar da vida apesar dos problemas. A forma como reagimos aos problemas depende da nossa perspectiva. A perseverança, o caráter e a esperança são produzidos em nós apenas quando optamos pela atitude certa: a alegria. Quando aprendemos a nos regozijar no problema, e não por causa do, Deus o utiliza para o bem em nossa vida.

 
3º Motivo: Porque Ele está conosco em qualquer lugar ou situação. (Isaias 43.2)

 

4 Exercícios para desenvolver a alegria:

 

A alegria é como um músculo, quanto  mais você exercita mais forte ele fica.

 
1.º Desenvolva uma atitude de gratidão. “Deem graças em todas as circunstâncias” I Tess 5.18. A gratidão produz mais energia emocional do que qualquer outra atitude na vida.

 
2º Cultive a alegria interior pela doação. “Há maior felicidade em dar do que receber”  (At. 20.35. Quando damos com alegria abrimo-nos para receber dele com alegria.  (Ml 3.10) Como disse um velho fazendeiro: “Eu jogo uma pazada no depósito de Deus e ele joga uma pazada no meu – e Deus tem uma pá bem maior.”

 
3º Trabalhe. Dedique a vida a ajudar os outros. As pessoas mais felizes, em geral, estão tão ocupadas e ajudando os outros que nem param para se perguntar: ”Sou feliz?”

 

4º Fale de Cristo aos outros. A maior alegria que um cristão pode viver é ver alguém se rendendo ao Senhor.

 
A alegria parece difícil porque os próprios exercícios que a produzem vão contra o que a nossa cultura ensina. Nossa cultura diz: “Viva para si mesmo e esqueça os outros”, mas o nosso Senhor diz que a alegria vem quando desenvolvemos uma atitude de gratidão, damos nossos bens materiais,  nosso tempo e nosso conhecimento sobre as boas novas.

 
Tarefa da semana:

Pense em pelo menos 3 maneiras de expressar gratidão. Exercite-a pelo menos com uma pessoa. Doe  algo e  fale de Jesus pelo menos a uma pessoa.

 
Deus abençoe sua vida!
Adriana Cateli

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário